terça-feira, dezembro 3, 2024
InícioÚltimas Notícias56º Jogos dos Servidores

56º Jogos dos Servidores

Dez entidades do funcionalismo público paranaense competem nos 56º Jogos dos Servidores. A Polícia Militar é atual bicampeã dos jogos. Em 2006, a P…

56º Jogos dos Servidores

Dez entidades do funcionalismo público paranaense competem nos 56º Jogos dos Servidores.

A Polícia Militar é atual bicampeã dos jogos. Em 2006, a Prefeitura levou o vice e a Asufepar foi 3ª colocada.          

Por Ivan Luiz

Um importante, mas talvez não muito conhecido torneio esportivo local, reaviva a máxima de que o esporte faz bem em qualquer idade. São os 56º Jogos dos Servidores, a tradicional “Olimpíada dos Barnabés”, organizada pela Associação dos Servidores Públicos do Paraná (ASPP), com início último sábado (25). Dez entidades do funcionalismo público estadual competem em diversas modalidades até 23 de outubro.

Servidores associados da Universidade Federal do Paraná (Asufepar), Universidade Tecnológica do Paraná (Assutef), Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Ascopel), Prefeitura Municipal e Polícia Militar, atual bicampeã geral dos Jogos, compõem as cinco delegações favoritas para erguer o troféu geral da competição. Contam com mais atletas e tradição pregressa nos jogos. Na lista dos azarões, a Urbanização Curitiba (Urbs), a Guarda Municipal, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), a Prefeitura de Araucária e o Pronto-Socorro de Ponta Grossa.

Além de competir na categoria livre, os esportistas também duelam na categoria master, acima de 39 anos para o masculino e acima de 37 para o feminino. As disputas serão realizadas na sede esportiva da ASPP, no bairro Santa Quitéria e incluem as modalidades futsal, vôlei, basquete, handebol, natação, sinuca, tranca, truco, bolão e tênis de mesa.

Um dos destaques da competição é o time masculino de basquete da Asufepar na categoria master. Os jogadores ergueram a taça na modalidade oito vezes consecutivas. Além disso, contam com o grande veterano do torneio: o cestinha Oscar Pimpão, de 74 anos. A ausência do atletismo na disputa dos jogos é outra novidade, o que deve diminuir o número de medalhas ganho pela Polícia Militar, tradicional vencedora das provas de corrida.

Adversários somente em campo

Para a funcionária da ASPP, Josiane Tenerelli, 30 anos, o ponto alto dos jogos não é a competição, mas o clima de camaradagem e as novas amizades. “O legal do esporte entre as associações é a convivência entre pessoas de várias idades”, conta. Quanto à delegação favorita este ano, ela não tem dúvidas: vai torcer pela Copel. “Eles estão muito fortes, devem participar em todas modalidades e têm grandes chances de faturar a taça”, avisa. A Copel venceu, em 2006, o prêmio Fair Play, de equipe com melhor espírito esportivo.

Marta Crisitina Ribeiro, 45 anos, esteve nos jogos pela primeira vez há quase 25 anos. Jogou pelo extinto Departamento Nacional de Obras e Saneamento, entre 1983 e 1985. Há dez anos voltou, e desde então, joga pela Asufepar, terceira colocada geral ano passado. “É muito bom a confraternização, encontrar os amigos de trabalho por aqui”, diz. Ela antecipa em quais modalidades os servidores da UFPR têm mais chances: vôlei masculino e feminino, tênis de mesa feminino e futebol feminino.

Segundo João Batista Vitório, 44, funcionário da ASPP que trabalha há dois anos na organização dos jogos, o campeão dos ‘barnabés’ não deve mudar. “A Política Militar leva de novo. São os melhores”, garante. “O mais forte no futebol masculino é a Polícia Militar. Já no futebol feminino, a Prefeitura tem uma equipe melhor. No basquete, a Asufepar. No handebol, a disputa deve ficar entre a Prefeitura e a Copel”, completa.

RELATED ARTICLES

VENDA DE GARAGEM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

VENDA DE GARAGEM

Recent Comments

× Converse conosco