A Assembleia Geral Ordinária da Asufepar realizada no terça-feira, 28 de outubro, aprovou a criação de uma Comissão Estatuinte, que irá propor reformulação no Estatuto da Asufepar. O Estatuto precisa de reformas que possibilitem o melhor andamento da Associação em diversos aspectos. Um exemplo é a formação do Conselho Deliberativo previsto no Estatuto com exigência de membros representativos de todos os setores da UFPR, o que inviabiliza a formação de chapas interessadas em concorrer e o resultado é que há vários anos não existe Conselho Deliberativo na Asufepar.
Outro aspecto que precisa ser revisto no Estatuto é a aceitação de associados oriundos do Instituto Federal do Paraná (IFPR), e de outras entidades ligadas à UFPR, como a Fundação de Pesquisas Florestais (Fupef) e até de futuras demandas, como a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebeserh). Muitos são os servidores e funcionários desses órgãos já utilizam a Asufepar em caráter de exceção e precisam ter a situação regularizada em conformidade com o Estatuto.
Um Grupo de Trabalho (GT) composto por cinco membros e coordenado pela vice-diretora Administrativa Silvana Belotto já estuda o atual Estatuto. A Assembleia aprovou a criação da comissão a ser composta com os membros desse GT, acrescido de dois novos integrantes, indicados entre os presentes na Assembleia. A comissão ficou composta pelos seguintes membros: Acir Roberto Blanc, Carlos Alberto Moreira Roballo, Carlos Alberto Pereira do Rosário, Jair José de Lima, Mauro Fagundes de OliBarbieri e Silvana Nakamori Belotto.veira, Paulo
Os trabalhos da Comissão começam em breve e a meta é desenvolver uma proposta de reformulação até março de 2015. A partir de então, haverá nova Assembleia Geral para apresentação da proposta à comunidade de associados.