segunda-feira, novembro 25, 2024
InícioÚltimas NotíciasEncontro com lançamento do Projeto Aqueça neste Inverno

Encontro com lançamento do Projeto Aqueça neste Inverno

O evento teve conversa sobre a representação dos aposentados no Coplad/UFPR e oficina de Crochê. Foi oportunidade para o lançamento do Projeto Aqueça neste Inverno

A importância da representação dos associados aposentados da UFPR junto ao Conselho de Planejamento e Administração (Coplad) da Universidade foi apresentada no Encontro das amigas “arteiras” e os associados aposentados da Asufepar do mês de maio, realizado na tarde desta quinta-feira, dia 19. Neide Brum e Glaci Schluga, representantes dos aposentados junto àquele Coplad, falaram da necessidade de os aposentados estarem sempre bem informados sobre o que se passa na UFPR e como os acontecimentos podem atingir os que já não estão mais na ativa.

Neide comentou que vários são os assuntos que interessam aos aposentados e que são discutidos no Conselho. “Medidas do Governo Federal que estão sendo discutidas agora, serão medidas severas, e precisamos estar muito antenados para promover alguma reação, se houver possibilidade”, afirmou.

Entre as pautas que ocupam as representantes no momento estão a busca para que a UFPR passe a intermediar os planos de saúde que atendem aos servidores. Para elas, a Universidade seria um interlocutor mais forte e com maior poder de negociação, em benefício dos servidores. Hoje, muitos são os servidores que sequer sabem se poderão continuar com os planos, em razão dos reajustes que não conseguem pagar. De acordo com Neide, outra questão que preocupa é a desvinculação dos aposentados do Quadro da UFPR, que formariam um quadro à parte, assunto que será objeto de grandes discussões que incluem as representantes.

Glaci comentou também que a defesa dos aposentados que atuam em cargos Sênior na UFPR será encampada junto ao Coplad. Segundo disse, é preciso reivindicar a melhoria das condições de trabalho desses servidores, que atualmente não têm direito a vales-transporte ou alimentação. Uma reunião específica para ver as reivindicações desses servidores deverá ser marcada em breve para o levantamento da pauta a ser levada ao Coplad.

E no Coffee Break do Encontro, muito elogiado pelos participantes, foram servidos bolos de Fubá e de Mandioca, Canjica , pipoca e Quentão. Foi um gostinho de festa caipira que aqueceu e abriu a vontade dos participantes pelos festejos juninos que estão próximos. Foram também sorteadas entre os presentes sessões de Podologia e de Limpeza de pele, gentilmente cedidas pelas parceiras da Asufepar Santina Pereira e Andrielle Pech, respectivamente. Foi ainda realizado um sorteio específico para as participantes da Tarde Cultural do Dia das Mães: a associada Catarina Zelinski foi contemplada com uma sessão de Limpeza de pele.

Oficina de artesanato

O segundo momento do Encontro foi específico das associadas “arteiras”: Esther Santos ensinou as participantes a fazerem Quadradinhos de Crochê. Para participar da Oficina, as associadas compareceram munidas e agulha de crochê e lã e aprenderam o passo a passo da confecção das peças que, unidas, compõem mantas quentinhas para enfrentar o inverno. Algumas participantes doaram novelos e todas voltaram para casa com a incumbência de entregar os Quadradinhos prontos para a confecção de mantas.

A entrega dos Quadradinhos deverá ser feita preferencialmente nas duas próximas semanas, na Asufepar, para a diretora Social Aurea Junglos, aos cuidados da funcionária Michelli Albini. “Pessoas da nossa comunidade que saibam fazer os Quadradinhos também estão convidadas a contribuir”, explicou Aurea, comentando que outra funcionária da Asufepar, a Rosangela Lopes, do Cantinho da Criança, será voluntária para unir os Quadradinhos e dar o acabamento final. Os Quadradinhos devem medir 15cm x 15cm ou 20cm x 20cm.

Projeto Aqueça neste Inverno

A Oficina de Crochê foi escolhida para dar início ao Projeto da Asufepar “Aqueça neste Inverno”. As participantes do Encontro foram convidadas a doar peças de lã – cachecóis, gorros e mantas – para serem os primeiros itens desse Projeto, que buscará envolver as comunidades da Asufepar e da Universidade. A ideia é arrecadar mais peças de lã para doação às zeladoras da comunidade Associação e da UFPR. Essas trabalhadoras saem muito cedo de casa, por volta das cinco horas da manhã, razão pela qual foi o primeiro grupo escolhido, na lógica defendida pela Asufepar de se ajudar a quem precisa e está perto. Dependendo da quantidade a ser arrecadada, a campanha irá ampliar o leque de favorecidos.

RELATED ARTICLES

VENDA DE GARAGEM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

VENDA DE GARAGEM

Recent Comments

× Converse conosco