Quais são os três principais indicadores para uma pessoa leiga identificar que uma pessoa está tendo um AVC (Acidente Vascular Cerebral), conhecido como “derrame”? O que fazer nessa hora? Quanto tempo se tem para evitar que a pessoa tenha sequelas? Essas questões foram abordadas pela palestra da médica Leticia Trevisan Corrêa, da Ecco Salva, parceira da Asufepar nesse evento.
Segundo Leticia, são três os passos básicos para identificar que a pessoa está sendo vítima de um AVC: primeiro peça para a pessoa sorrir. O sorriso sairá torto; peça para que ela fale uma frase como “Um prato de trigo”, ela não conseguirá falar com clareza; e por último, peça para que a pessoa estenda os dois braços para frente, e também não conseguirá mantê-los. Verificados esses sintomas, é crucial chamar atendimento médico. O prazo para conseguir reverter o quadro, sem sequelas, é de aproximadamente uma hora, explicou Leticia.
A médica falou da importância de todos não apenas saberem desses sintomas, mas principalmente repassarem as informações para familiares. Leticia também abordou outros aspectos que ajudam a preservar a saúde e o bem estar dos idosos. Ela ponderou que as pessoas podem ter vários problemas de saúde, mas se estão se tratando, com acompanhamento médico, todas são saudáveis.
Entre os cuidados que recomendou, o de que se deve ficar alerta para tudo que mudar, ficar diferente: a coloração da urina que muda de repente, uma tosse fora daquela a que se está acostumado, qualquer sintoma que não era comum, não deve ser desprezado e se deve procurar atenção médica. Ela ainda alertou para o cuidado que todos, principalmente os idosos, devem ter diariamente: tomar água, se não o ideal de dois litros, pelo menos um litro desse líquido fundamental para a vida, faz bem para a pele, para os cabelos, para a vida das pessoas!
Atendimentos Ecco Salva – Durante toda a palestra da médica Leticia, outros serviços gentilmente ofertados pela parceria com a Ecco Salva foram ofertados. Os participantes do Café puderam medir o índice de Glicemia em teste rápido de sangue, mediram também a pressão arterial e ainda puderam fazer uma massagem relaxante.
E não poderia faltar também um caprichado café com bolo, momento em que todos os participantes trocaram ideias, tiraram dúvidas sobre questões de saúde com as profissionais da empresa parceira. Também puderam se filiar ao serviço a um custo menor, exclusivo para associados.
Dicas e alertas importantes sobre saúde
RELATED ARTICLES