Bate-papo sobre Saúde do idoso no Encontro com os associados
O primeiro Encontro com os associados aposentados e as amigas ´arteiras´ da Asufepar neste ano de 2017 começou muito bem. Os participantes disseram já estar com saudades dos encontros – o último foi realizado em novembro do ano passado – e o evento transcorreu em ótimo clima de integração, informalidade, e muita conversa entre os participantes.
“Papoterapia”, inclusive, foi destacada pela vice-diretora social Rosângela Galvão Cordeiro como um meio excelente para que os idosos mantenham a própria saúde. Rosângela conduziu o bate-papo sobre saúde dos idosos, destacando a necessidade de que as pessoas precisam cuidar de si, pensando no próprio bem estar e não apenas nos outros, como a família, filhos ou netos. E para aqueles que convivem com doenças, seu conselho foi de que a melhor saída é não se vitimizar. Para ela, é preciso ter uma postura de enfrentamento mas, para aqueles que necessitarem, aconselhou que procurem ajuda na própria Asufepar: por meio do Espaço Saúde, comentou que há vários especialistas que ofertam serviços para o tratamento de dores como a massoterapia; para o fortalecimento emocional, com a psicoterapia; e os próprios tratamentos estéticos, para ´levantar´a autoestima dos participantes.
Este Encontro foi organizado com o apoio da empresa Geap e parceiros, que trouxeram para o público participante serviços como medição de Glicose, Pressão Arterial e de Oftalmologia. A diretora social Aurea Junglos, que trata um Glaucoma, comentou que é preciso estar muito atento, realizando os exames oftalmológicos de rotina, pois o Glaucoma é uma doença é silenciosa, não tem sintomas. Todos os participantes fizeram o exame de Tonometria, que mede a pressão intraocular, necessária para a prevenção da doença. Aqueles que tiveram seus resultados fora do padrão de normalidade foram aconselhados a procurar orientação médica.
A segunda parte do Encontro foi específica para os aposentados que pediram mais orientações sobre como otimizar o uso dos aplicativos dos celulares. No ano passado, eles aprenderam algumas dicas sobre como utilizar os aplicativos e a dificuldade de alguns com as novas tecnologias motivaram o retorno ao tema. Assim, eles aprenderam outras funcionalidades e tiraram dúvidas sobre como tirar maior proveito dos aparelhos para se comunicar melhor.
A exemplo dos anos anteriores, os encontros voltam a acontecer todas as terceiras quintas-feiras de cada mês. Neste primeiro encontro do ano todos foram convidados a escrever (anonimamente, se preferissem) os temas de saúde e outros assuntos que querem ver abordados nos demais encontros do ano.
Confira imagens do Encontro na Fan Page da Asufepar no Facebook.