Belotto fala sobre mobilidade ativa em palestra na Asufepar
O Encontro com os associados aposentados e as amigas ´arteiras´da Asufepar do mês de setembro, realizado na quinta-feira, dia 20, foi mais uma oportunidade de aprendizado e diversão. Na primeira parte do evento foi ministrada a palestra ´Como melhorar a sua vida e a dos outros pedalando`, pelo presidente da Asufepar e também coordenador do Programa Ciclovida da UFPR José Carlos Assunção Belotto. Na segunda parte, a vice-diretora Social Aurea Junglos mostrou como fazer uma versão da torta Banoffe.
´Viver é como andar de bicicleta: é preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio´. Com uma frase de Albert Einstein, Belotto iniciou a palestra com uma máxima para a vida: independente da idade, das crianças e jovens aos adultos idosos, o andar de bicicleta pode ser uma atividade para as várias etapas da vida e será benéfica para todos.
Belotto citou os vários benefícios e vantagens da bicicleta como modal de transporte. Abordou aspectos como o espaço ocupado, custos para produção, matéria-prima, consumo de energia, entre outros, em relação a outros modais como carro, ônibus etc. Também abordou as questões de melhoria para o ambiente e para o ciclista que ganha em benefícios cardíacos, perda de calorias, prevenção de doenças crônicas, entre outros.
Belotto salientou a importância do cicloativismo e a necessidade de mudança de cultura da sociedade. É um movimento que já envolveu a academia, a UFPR é responsável por 93% dos estudos sobre mobilidade sustentável e o uso da bicicleta, o que coloca o estado em segundo lugar nas pesquisas sobre o tema, segundo levantamento da UFRJ. São estudos necessários para uma cultura de cidades verdadeiramente para todos, mais amigáveis e inclusivas. De acordo com Belotto, nesse sentido, o Ciclovida vem envolvendo várias áreas, com 29 ações em andamento na UFPR.
Aos participantes do Encontro, Belotto comentou que é a persistência que levará a uma mudança da sociedade. Ele se revelou um otimista, já que o movimento da Bicicleta e a sua defesa como modal de transporte já melhorou bastante do que era, há questão de 15 anos passados. Para ele, o futuro é o compartilhar e o equilíbrio será a convivência entre ônibus, carro, bicicleta. Tudo junto, com respeito no trânsito. Os aposentados interagiram bastante sobre o tema e até a proposta de um passeio de bicicleta no Centro Politécnico ficou de ser viabilizado.
Torta Banoffe e café caprichado A segunda parte do Encontro foi dedicada a um workshop culinário: a vice-diretora Social Aurea Junglos entregou a todos uma receita da torta Banoffe, sobremesa a base de bolacha, doce de leite e banana, muito apreciada por aqueles que gostam de doce. Aurea mostrou o passo a passo da receita, dando dicas que facilitam o preparo. Ela também deu alternativas de ingredientes para fazer variações da torta, para torná-la menos calórica ou restritiva para quem tem problemas com o açúcar.
No final, todos puderam degustar a torta, acompanhada de salgados e um café caprichado, como é de costume nos Encontros, momento em que a receita foi muito elogiada. O próximo Encontro será no dia 18 de outubro.