O professor da UFPR Leonardo Fagundes Rosemback Miranda, que é associado da Asufepar e complementa seus treinos na academia da associação desde 2011, alcançou um feito extraordinário nas Paralimpíadas Universitárias, realizadas entre os dias 2 e 5 de outubro de 2024, conquistando três medalhas de ouro no atletismo.
Após sofrer um grave acidente em 26 de dezembro de 2017, o atleta precisou interromper suas atividades físicas para dedicar-se exclusivamente a sua reabilitação, mas, determinado a retomar seu condicionamento, teve apoio dos profissionais da academia da Asufepar, dando continuidade à sua trajetória de superação e sucesso.
A professora Drieli Vieira, da Asufepar, foi colega de competição de Leonardo no triathlo pouco antes do acidente e, hoje, tem a satisfação de acompanhá-lo nos treinos na academia. “Tenho grande admiração pelo professor e atleta Leonardo, sempre muito dedicado e focado em seus treinos. Ele, mesmo sem saber, nos inspira diariamente”, comenta Drieli.
Leonardo é um exemplo de persistência e resiliência. Ele conquistou ouros nas provas 100m, 200m e 400m na classe T72 do Framerunning, competição do atletismo, nas Paralimpíadas Universitárias realizadas no Comitê Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Representando a UFPR, suas vitórias destacam não apenas seu talento, mas também o impacto positivo da atividade física em sua recuperação e reabilitação.
Além de sua atuação como atleta, o professor mantém sua rotina acadêmica (é estudante de Educação Física na UFPR), sendo um exemplo para seus alunos e colegas. Para Leonardo, “os treinos na academia da Asufepar foram fundamentais para minha preparação física, e o ambiente de apoio da associação contribuiu para meu sucesso nas competições.”
Segundo Vanessa Vogt Miranda, esposa e staff do professor Leonardo, seu grande sonho é competir no triathlo adaptado — combinando natação, ciclismo e corrida. Para que isso seja possível, é necessário que a competição permita o uso de um equipamento chamado frame runner, conhecido no Brasil como Petra, que atualmente não é autorizado na modalidade.
A história desse professor reforça a importância do esporte e da atividade física na transformação e superação de desafios, e sua trajetória na academia da Asufepar inspira todos os associados a manterem o foco na saúde e bem-estar, independentemente dos obstáculos que possam surgir pelo caminho.