Arte marcial que atrai muitos adeptos na Asufepar poderá ser ofertada aos sábados
Aula de Judô com professor Fábio Oliveira na Asufepar
As artes marciais ministradas na Asufepar vêm ganhando mais adeptos a cada dia. Por não restringir a prática – sendo possível para mulheres, crianças e idosos – o Judô tem um número expressivo de praticantes e na Associação não poderia ser diferente. As aulas de terças e quintas-feiras contam com quase 20 alunos, entre crianças, jovens e adultos.
Ingrid Louise de Mello, 15 anos, é uma entusiasta do Judô. Começou a lutar há quatro anos e atualmente é faixa amarela. “Pretendo chegar à preta”, diz, informando que deve fazer exame de faixa agora em outubro, quando passará para a laranja. Depois disso, terá que passar pela trajetória obrigatória que inclui as faixas vermelha, roxa, marrom e finalmente a preta.
Ingrid aprende a dar os golpes de entrada, puxada, o jeito correto de jogar e de cair, mas acredita que a arte dá lições para a vida: “Aprendemos a ter disciplina, o que ajuda também na escola. E também aprendemos no Judô que sempre temos algo a ensinar e sempre temos algo a aprender com o outro”, afirma. A turma predominantemente masculina não a inibe: “Até que é bom, a gente treina mais pesado e acaba se saindo melhor nas competições”.
Convidados a definirem o Judô com uma única palavra, os alunos mencionaram: disciplina, ensino, luta, respeito, defesa, treinamento. E entre os pequenos houve também quem dissesse um natural “não sei”. Nada que não possa ser trabalhado pelo professor Fábio Gustavo Marques de Oliveira, o mestre da turma. Fábio reproduz a filosofia da arte marcial proposta pela Confederação Brasileira de Judô: “O Judô tem como filosofia integrar corpo e mente. Sua técnica utiliza os músculos e a velocidade de raciocínio para dominar o oponente. Palavras ditas por Mestre Kano [fundador do Instituto Kodokan, em 1882, que veio a se tornar a Meca dos ensinamentos sobre esta arte marcial] para definir a luta: “arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual”.
Ficou com vontade de aprender Judô? A Coordenação de Esportes estuda a possibilidade de ofertar nova turma da modalidade também aos sábados. Interessados devem deixar o nome na Secretaria de Esportes. Com um mínimo de 5 interessados já será possível ofertar a nova turma.