Reunião Geral do Conselho Comunitário de Segurança do Jardim das Américas
Diretores da Asufepar participam há alguns anos como membros do Conselho Comunitário de Segurança do Jardim das Américas com o objetivo de aproximar a Associação da comunidade em que está inserida. Esse relacionamento foi estreitado ainda mais na terça-feira, 24: em reunião articulada pela Associação, diretores de Setor do Centro Politécnico e membros do Conseg se aproximaram para estabelecer parceria para a melhoria da segurança nas imediações do Centro Politécnico.
De acordo com o presidente da Asufepar José Carlos Belotto, está para ser implantado um sistema de monitoramento inovador no bairro e a inserção da UFPR é de grande importância. “Estamos ampliando a participação da UFPR na Comunidade do Jardim das Americas, já que o Politécnico é o maior núcleo de movimentação de pessoas da região, e nossos alunos e servidores também são vítimas de furtos e roubos que têm acontecido”, explica ele. A contribuição dos setores se dará no desenvolvimento da tecnologia de monitoramento e na avaliação do sistema e das ações implantadas, visando uma melhor segurança para os moradores e para aqueles que trabalham ou estudam na região.
A Asufepar sediou também a reunião geral do Conseg, na qual foram apresentadas as estatísticas de ocorrências de furtos e roubos na região pelo comandante da 2ª Companhia do 20º BPM Gil Alessandro Zwir. Ele apresentou números que mostram que a Curitiba pacata de antigamente ficou para trás, daí a necessidade de a comunidade se manter atenta, no sentido de não “dar chance” ao azar, zelando pelo patrimônio com atitudes preventivas, de um vizinho conhecer o outro, de alertar a Polícia para atitudes suspeitas, ou seja, atuando de forma colaborativa com as instâncias de segurança.
José Carlos Mendes, presidente do Conseg, adiantou a implantação do referido sistema de monitoramento “caminha a passos largos”. Serão instaladas câmeras em pontos estratégicos de entrada e saída do bairro – entre eles a Rua Francisco H. dos Santos, na entrada principal do Politécnico, onde há grande registro de ocorrências. Segundo Mendes, já está adiantado o projeto, a ser executado pela Copel Telecom. O Sistema terá central na 2a. Companhia 20º BPM.
A reunião contou ainda com a presença de diretores da Asufepar, associados, membros do Conseg e representantes da Regional da Prefeitura e da Guarda Municipal. Eles também discutiram as alterações de trânsito na região a partir do ano que vem como ação mitigadora das novas obras do Shopping Jardim das Américas.