Pequena aula de Dança de Salão no Café com os Aposentados
Realizado na quinta-feira, 26, o evento contou com a presença de um número menor de participantes (era dia de jogo da Copa 2014). A presença de outros convidados e de alguns funcionários da Asufepar fizeram com que, efetivamente, houvesse gente de todas as idades e o resultado foi uma aula mais do que produtiva para quem participou. Eles tiveram uma pequena aula de Dança de Salão, com o professor Alexandre Meier, que mostrou a todos que essa modalidade de dança pode ser praticada por pessoas de todas as idades.
Alexandre falou dos benefícios que a Dança de Salão traz para os praticantes, como atividade física que ao mesmo tempo confere prazer e diversão. Ele iniciou a aula abordando um breve histórico da Dança de Salão e mais especificamente sobre a modalidade no Brasil, em que predominam as influências do Forró da região do Nordeste; do Samba de Gafieira, do Rio de Janeiro; e das Vaneras gauchescas, do Rio Grande do Sul.
O professor explicou que, se antes as Danças de Salão eram vinculadas às festas em geral, hoje são aprendidas em grupos que visam a socialização, a atividade física e mental. Ao praticar dança, explica o professor, a pessoa passa um tempo de relaxamento, com foco na dança: “O universo torna-se você e sua parceira e você só pensa no que está fazendo, com foco e cuidado com o parceira”, explica, comentando que a atividade torna-se uma terapia, com benefícios não apenas físicos, mas também psicológicos.
Após a breve teoria, Alexandre demonstrou como dar os passos básicos de dança e todos praticaram um pouco de cada técnica. Alguns passos básicos de Valsa, Forró e música rancheira foram praticados, em meio a muita risada e diversão, mas também atenção e concentração no aprendizado. O resultado, gostinho de “quero mais” e a promessa da Diretoria em propiciar aulas da modalidade na grade de atividades, a ser divulgada em breve.