Alunos participantes do Exame de Graduação do Muay Thai na Asufepar
E a tarde de sábado, dia 10 de dezembro, tornou-se um dia bem especial na Asufepar, como era esperado, com o congraçamento de cerca de 120 alunos de Muay Thai,aproximadamente 20 alunos da Asufepar. Todos eles galgaram mais uma graduação pela equipe Immortal Fight Team.
O exame de graduação, explicou o professor Cleiton Macieski,é uma celebração pelo treino realizado o ano todo. Apesar de ser denominado como exame, não são provas, os alunos participantes já estão aptos às respectivas graduações: “Eles vêm à celebração para mostrar as técnicas do seu nível de graduação e além disso, fazer uma simulação de luta com alunos de outros professores, ou seja, com pessoas que você não conhece, o que dá uma adrenalina”, disse Cleiton.
As graduações começam com a Branca; Branca ponta Vermelha; a Vermelha; seguida da Vermelha ponta Azul clara; Azul clara; Azul clara ponta Azul escura; Azul escura; Azul escura ponta Preta; e por ultimo, a Preta. Conforme o aluno vai subindo nas graduações vai-se cobrando técnicas mais apuradas no tatame.
Ganhando a graduação ponta Azul escura, Jeferson Zimmermann foi um dos alunos de graduação mais adiantados, do professor Cleiton. Praticante de Muay Thai há seis anos, Jeferson elogia o treinamento diferenciado na Asufepar, que é aeróbico e de bastante técnica e não apenas na força física. Para ele, participar da cerimônia foi muito bom, por colocar em prática o que treinou e aprendeu e confraternizar com os demais participantes do exame, como um rito de passagem.
Suelen Ávila, aluna há um ano, graduou Vermelho ponta azul claro. Estava bastante feliz com o Exame. Ela decidiu fazer Muay Thai para se distrair, diminuir o estresse da universidade. E também para ganhar resistência, força física. “É muito bom para espairecer a cabeça”, disse ela.
Cada professor entregou aos próprios alunos o certificado de graduação e o Kruang, uma pequena corda trançada que vai no braço do atleta,identificando a graduação do lutador.