Associados fundadores e homenageados dos 35 anos da Asufepar
Associados, funcionários da Asufepar, diretores, assessores, colaboradores da Associação e autoridades convidadas se fizeram presentes para cantar o parabéns para a entidade. A festa ocorreu no final da tarde de 28 de outubro, pleno feriado para a comunidade da UFPR em razão da comemoração do Dia do Servidor Público, porém
aproximadamente 300 pessoas compareceram, valorizando a data e prestigiando a comemoração.
O presidente da Asufepar José Carlos Assunção Belotto fez um agradecimento especial aos associados fundadores presentes, oferecendo seu abraço fraterno a cada um: “Sem os associados fundadores, nada disso existiria aqui”, disse, ao lembrar que seu pai, José Luiz Camargo Belotto, foi um deles. Belotto também fez um agradecimento especial aos associados que participaram e participam como diretores da Asufepar, pelo seu trabalho voluntário em favor da comunidade da Associação. As gestões da Asufepar ganharão uma Galeria de Gestões, em quadros a serem afixados no hall de entrada da Sede Administrativa. Belotto salientou que a Galeria mostrará o reconhecimento pelo trabalho dos diretores, fundamental para o crescimento da Associação, que hoje possui um quadro de mais de 50 funcionários, congregando uma comunidade de cerca de 3.000 associados.
Por ocasião do aniversário, a história da Asufepar e esse crescimento em seus 35 anos ficarão registrados em um Livro-registro. A organizadora da publicação, Silvana Nakamori, diretora de Comunicação Social da Asufepar, apresentou uma prévia do livro comemorativo aos presentes. Silvana comentou que o livro resgata a história da Associação com a pesquisa documental realizada em livros-ata, documentos e imagens, mostrando a evolução da entidade, listando cada um dos associados que a fundaram, as versões do estatuto da entidade, os componentes de todas as diretorias e conselhos deliberativos e fiscais, depoimentos de pessoas que participaram de momentos-chave para a Associação. Em breve a publicação impressa será entregue aos associados interessados.
Entre os convidados, a categoria mais do que especial: os associados fundadores, que assinaram a lista de cerca de 1.500 nomes que garantiram a criação da Asufepar em 28 de outubro de 1981. Todos os associados fundadores que compareceram à festividade receberam um certificado de agradecimento da atual gestão da Asufepar (de acordo com Silvana os associados fundadores que não puderam comparecer poderão solicitar o seu certificado na gerência da Asufepar). Entre os fundadores presentes, pessoas como o aposentado Paulo Rolim, redator da primeira versão do Estatuto da Asufepar. “Há 35 anos um grupo extraordinário de companheiros lançaram uma semente em terra fértil”, disse ele, ao comentar a emoção em ver que a Asufepar que nasceu nos arredores da reitoria da UFPR em uma pequena sala alugada hoje é uma grandiosidade, referência para a comunidade da UFPR, para o bairro, orgulho da Universidade e de todos.
A diretoria da Asufepar homenageou duas entidades: a UFPR, considerada instituição “mãe” da Associação e a Associação dos Servidores Públicos do Paraná (ASPP), considerada como instituição “madrinha”. Para receber a homenagem, estavam presentes o vice-reitor no exercício da Reitoria , Rogério Mulinari e representando a ASPP, o coronel Waldemar Ribeiro, diretor de Esporte e Recreação da entidade. Mulinari parabenizou a comunidade da Asufepar: “A Associação é um espaço de congregação, de debate de ideias, de construção de futuro, por isso merece os parabéns a comunidade de associados que ajudam na construção de uma sociedade igualitária e fraterna. “A Universidade, instituição “mãe” da Asufepar, é feita de pessoas. Pessoas como vocês”, destacou.
Também entre os homenageados, o ex-reitor da UFPR José Henrique de Faria. A homenagem ao professor Faria se deu em razão de que foi ele, em 1994, quem assinou o Termo de Comodato do terreno utilizado pela Asufepar, no Centro Politécnico da UFPR. “Fomos a primeira gestão da reitoria que nomeou dois técnicos administrativos como pró-reitores na Universidade”, comentou Faria, ao dizer que o ato da cessão em comodato representa igualmente uma atitude isonômica entre técnicos administrativos e docentes. “A cessão do terreno para a Asufepar na época buscou dar isonomia com a Associação dos Professores da UFPR (APUFPR)” disse ele.
Homenageadas pela história de vida – duas pessoas especiais para a comunidade da Asufepar foram homenageadas pelas suas histórias de vida: as atuais diretoras Aurea Junglos (Social) e Regina Célia de Lima (Finanças e Planejamento). Ambas detêm histórias particulares que as unem à Associação: foram funcionárias da Asufepar em início de carreira, passaram por concurso público e se tornaram servidoras da UFPR e associadas da Asufepar e, posterior e atualmente, tornaram-se diretoras da Associação. Aurea agradeceu a homenagem, salientando a importância da Asufepar para a sua vida e fez do momento de agradecimento um convite: a Associação é como se fosse sua própria casa, uma casa que é dela e de todos, por isso, recomendou que todos os associados, inclusive os que estão afastados, que voltem e usufruam da sua Associação.
Foram homenageadas também Rosangela Irene Fernandes, representando todos os associados que contribuem para a Associação, como membros dos Conselhos Fiscal e Deliberativo e a gerente da Asufepar, Ana Paula Vieira, representando o corpo de funcionários que atuam no dia a dia da Associação e que dedicam seu trabalho para prestar bons serviços aos associados. Também Waldir Xavier Tavares Filho foi homenageado por ter sido vencedor no concurso que elegeu a logomarca e as cores da Asufepar em 1982 , utilizadas até hoje. Por último, não pode estar presente o associado Otávio Archanjo de Melo, homenageado pela sua dedicação, como diretor da Associação, aos esportes, jogos dos servidores, competições e torneios.
Momento preocupante – Em sua fala inicial, o presidente José Carlos Assunção Belotto comentou que a comemoração dos 35 anos ocorria em um momento particularmente preocupante, uma “avalanche neoliberal” representada pela Proposta de Emenda Constitucional, a PEC 241. Para Belotto, é um momento em que as entidades de representação dos Servidores como o Sindicato dos Técnicos (Sinditest) e dos professores (APUFPR) e Asufepar precisam se manter fortes e unidos face as ameaças contra o serviço público e aos servidores públicos. Também os professores Rogério Mulinari e José Henrique de Faria externaram em suas falas a mesma preocupação. É preciso comemorar, porém não esquecendo da perspectiva de defesa da Educação Pública, momento de levantar a voz na defesa de todos.
Assembleia ordinária – Parte dos associados presentes na comemoração também participou da Assembleia ordinária de Prestação de Contas da atual gestão, período de janeiro a agosto deste ano. A presidente do Conselho Fiscal Rosangela Fernandes leu o extrato da ata de prestação de contas e os presentes aprovaram, por unanimidade. Entre os presentes, além de Rosangela, os seguintes membros do atual Conselho: Danielle Adriana de Souza Araújo, Edilson Luiz Valério, Daniel de Toledo e Deise Ramos da Silva. A Assembleia convocada também daria posse aos novos membros do Conselho Fiscal eleito para o biênio 2016/2018, porém, por problemas de força maior, alguns membros não puderam comparecer, sendo decidido que a posse dos novos membros se dará em outro momento.
Encerramento Feliz – Em meio à música dançante comandada pelo DJ e Assessor de Atividades Sociais da Asufepar, Jofre Borck Brasil, os presentes puderam dançar ao som de hits dançantes de todos os tempos. Assim terminou o Coquetel, patrocinado por parceiros da Asufepar – as empresas Alfa Consignados e o Escritório de Advocacia Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados. Um encerramento feliz para uma comemoração merecida. Que venham os 36 anos!